Buscar
  • Camile Just

Como tornar um ambiente mais criativo e inovador?


Quais são os ambientes que conduzem a níveis incomuns de criatividade e inovação?

Como tornar um ambiente mais criativo e inovador?


Estas são algumas das questões levantadas por Steven Johnson, um dos principais pensadores da cultura digital, em uma conferência da TEDx.


Em seu livro De onde vêm as boas ideias, Johnson detalha a fórmula que leva ao aparecimento de grandes ideias – da luz elétrica à internet.


Segundo ele, as grandes inovações criadas pela humanidade não resultaram de prodigiosos talentos ou de mentes superiores isoladas, mas sim, ao contrário do que costumamos pensar, elas precisaram de ambientes propícios onde pudessem florescer. Ambientes onde houvesse o compartilhamento contínuo de informação.


Uma das mais importantes conclusões dos seus estudos é que não existe aquele ‘momento eureca’, em que alguém tem uma súbita iluminação e descobre algo brilhante.


As melhores ideias começam como palpites vagos e demoram anos para ser desenvolvidas. É o que ele chama de palpite lento.


Uma característica dos bons inovadores é que conseguem trabalhar numa ideia por muito tempo.


Ainda segundo ele, boas ideias surgem quando pessoas com habilidades diversas abordam o mesmo problema e trocam informações entre si.


Se cada uma delas apresenta uma visão diferente da situação, há chances maiores de surgir uma boa solução.


Outra coisa que desestimula a inovação nos ambientes de trabalho é manter as pessoas em silos, onde o pessoal de marketing só conversa com o pessoal de marketing e assim por diante.


É preciso que pessoas com perfis variados se mantenham conectadas para que haja mais inovação.


Ele sugere que, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, devemos estabelecer contato com pessoas de perfis variados.


E as redes sociais podem ajudar nisso, na medida em que você passa a seguir pessoas que são diferentes de você.


Pois em geral, a melhor parte não é o que elas escrevem, mas os links que publicam, como recomendações de filmes, livros e artigos interessantes.



6 visualizações0 comentário