Buscar
  • Camile Just

O paradoxo da escolha

Quem nunca se viu parada em frente a uma gôndola de supermercado em frente à inúmeras opções de molhos para salada, sem saber qual deles levar?

E ao fazer sua escolha, ainda fica com aquela sensação de quem não escolheu ‘o melhor’?

Isso acontece em nossa vida o tempo todo: diariamente estamos diante de várias opções das quais temos que escolher apenas uma.


A vida não é como um supermercado, mas ainda sim, diante de tantas decisões que temos que tomar, não é raro nos sentirmos frustradas, acreditando que não tomamos a decisão ‘certa’.


Foi com essa provocação em seu TED talks ‘O paradoxo da escolha’, que Barry Schwartz explica em que ponto a escolha — a marca da liberdade individual que tanto prezamos — se torna prejudicial ao nosso bem-estar psicológico e emocional.


Schwartz mostra como a nossa “liberdade de escolha” — das mais triviais até os profundos desafios de equilibrar carreira, família e necessidades individuais — se tornou, paradoxalmente, um problema em vez de uma solução.


Em suas pesquisas no campo das ciências sociais, Schwartz defende o argumento de que a eliminação de escolhas pode reduzir muito o estresse, a ansiedade e o medo de errar.


Ele oferece em seu livro, “O paradoxo da escolha: por que mais é menos”, alguns passos sobre como limitar as escolhas a um número gerenciável, ter a disciplina para se concentrar naquelas que são importantes e ignorar o resto, para finalmente, obter maior satisfação das escolhas que terá que fazer.


Schwartz procura demonstrar como nosso mecanismo psicológico nos leva a avaliar todas as escolhas possíveis, para então tentar chegarmos à melhor escolha possível, o que acaba gerando frustração e ansiedade.


Ao reduzirmos as opções, teremos custos psicológicos menores ao optar por alguma.

Isso se aplica em todos os campos da nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, pois diminuímos as expectativas frente a um mundo com tantas opções.


“O segredo para a felicidade é manter as expectativas baixas”, finaliza o autor.


1 visualização0 comentário
Conheça também

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto