Buscar
  • Camile Just

O processo de SERVIR


Para quem está iniciando um processo de transição, é normal pensar que não possui habilidades suficientes para começar uma nova carreira.


Mas na maioria das vezes, já possuímos certas habilidades das quais sequer são percebidas por nós mesmos.


Quando tomei a decisão de trocar uma carreira estável, como gerente no varejo, passei por um processo interno de me auto conhecer antes de constituir meu primeiro negócio.


E esse autodesenvolvimento me proporcionou adquirir a clareza necessária, e um maior nível de consciência, sobre o que eu poderia vir a realizar no campo profissional.


O ano era 2015 e eu me permiti vivenciar esse processo, que julgo tão valioso, que me trouxe muitas respostas sobre como colocar o meu SERVIR ao mundo em forma de um trabalho que me proporcionasse conquistar minha tão sonhada autonomia profissional.


Revisitando a minha carreira - antes que eu viesse a me tornar uma empreendedora- trabalhei como garçonete e, logo depois, como vendedora de bijouterias numa loja na Espanha.


E curiosamente, apesar da minha pouca experiência, a proprietária da loja me pediu que eu a ajudasse a treinar as demais vendedoras.


Ou seja, antes mesmo que eu identificasse minha habilidade em desenvolver pessoas, alguém a percebeu.


E isso foi fundamental para que eu pudesse explorar essa minha vocação.


Passado alguns anos, atuando como gerente em grandes varejistas, eu desenvolvia a minha equipe para que elas pudessem atender melhor os clientes.


Dessa forma, o SERVIR foi se transformando em muito mais do que uma tarefa para se tornar uma atitude perante a vida e um modus operandi para os meus negócios.


Tom Rath, consultor americano especialista em desenvolvimento de habilidades, considera que seus 5 principais talentos naturais podem ser convertidos em pontos fortes.


Uma sugestão é: peça aos seus amigos, ou ex colegas de trabalho, para lhes dizer quais seriam suas três melhores características e determine quais dessas aptidões podem ser transformadas em habilidades.


5 visualizações0 comentário
Conheça também

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto