Buscar
  • Camile Just

Por dentro da mente de um procrastinador


Todo mundo deixa as coisas para o último dia.


Ou, pelo menos, para o penúltimo, explica Tim Urban na palestra TEDx “Por dentro da mente de um procrastinador”.


Nessa conferência, Urban — que se autointitula um mestre na procrastinação — arranca risadas do público contando como sempre deixava tudo para fazer no último segundo.


Segundo ele, “em nosso cérebro convivem um timoneiro, que toma decisões de forma racional, e um macaco, que só se preocupa com a gratificação instantânea.


Muitas vezes obedecemos ao macaco, porque o que ele nos propõe é fácil e divertido e, em vez de irmos avançando no trabalho que temos pendente, perdemos tempo nas redes sociais.


E a única forma de começar a produzir é quando entra em ação o ‘Monstro do Pânico’, ou seja, quando a data de entrega de algum trabalho está muito próxima.”


Há uns anos atrás, Urban escreveu em seu blog Wait but Why sobre a procrastinação, dando algumas dicas para lidar com ele, tais como listas de tarefas.


Mas depois de ler os comentários, ele percebeu que a procrastinação cria angústia e frustração, embora mais ou menos todos nós consigamos terminar nosso trabalho a tempo.


De acordo com Urban –e este é o ponto chave da palestra–, os piores efeitos da procrastinação são quando não há datas limite.


Ou seja, quando temos que dedicar tempo a coisas que são importantes, mas que ninguém nos exige, “como ver a família, fazer exercício e cuidar da saúde”.


E ninguém vai nos pedir para que prestemos contas, exceto nós mesmos.


Segundo Urban, quando deixamos esse tipo de tarefa para outro momento, nos sentimos como espectadores de nossas próprias vidas. A frustração não se deve ao fato de não termos realizado nossos sonhos, mas ao fato de não termos “nem começado a persegui-los”.


Como qualquer mudança de hábito, vencer a procrastinação deve acontecer aos poucos.


Quanto mais você se culpar e castigar, maior será a ansiedade gerada na próxima tarefa.


Por isso, se auto perdoar é a melhor coisa a fazer nesses casos.



4 visualizações0 comentário
Conheça também

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto