Buscar
  • Camile Just

Transição de carreira: como se planejar para ser assistente virtual


Conheça 5 dicas essenciais para driblar as inseguranças e se tornar uma secretária remota de sucesso.

A transição de carreira pode ser um grande passo, principalmente se você está buscando iniciar em uma nova área. Mas, antes de se preocupar em como conseguir seus primeiros clientes como secretária remota ou assistente virtual, confira abaixo algumas informações importantes para o seu desenvolvimento profissional.

Conversamos com a coach Renata Passos, especialista em mentoria para mulheres. Formada em Fisioterapia e Administração/Gestão de Negócios e Promoção da Saúde, ela nos contou que também passou por uma grande transição de carreira e atua há mais de 25 anos na área de treinamento e desenvolvimento.

Depois de muitos anos atuando presencialmente, hoje atende suas clientes no formato 100% digital.

Encontre sentido na profissão que você escolher e você será bem-sucedida

A maioria das pessoas aprende que o foco principal do trabalho deve ser pagar as contas e, apenas após isso, seria possível correr atrás do que você realmente gosta. Essa mentalidade pode limitar o seu potencial. Ao final do dia, a intenção é que você sinta-se realizada e encerre suas funções com a sensação de dever cumprido.

Busque uma carreira que permita o seu crescimento pessoal e profissional

O trabalho deve ser tratado como um “espaço” fomentador de ideias, aprimoramento, desenvolvimento de novas habilidades, talentos e aspirações. O seu formato, muitas vezes rígido na contratação formal (carteira CLT), consegue ser tão limitante, que muitas pessoas não conseguem perceber mais as suas próprias qualidades.

Descubra o momento ideal e se planeje para iniciar sua transição de carreira

O planejamento será o ponto de partida da sua nova jornada profissional. Após estabelecer os pontos de melhoria, a estratégia financeira e as metas a serem alcançadas o seu caminho começará a se abrir, por isso esteja aberta ao mundo da assistência virtual e não tenha receio dos desafios que possam cruzar sua trajetória profissional. Experimente e crie projetos em paralelo, dessa forma você alcançará o “fim da estrada” no seu ritmo.

O momento para isso acontecer é individual, por isso depende do contexto de vida de cada pessoa, sua rede de apoio, seus compromissos financeiros, sua estrutura familiar e desejos. Por isso, não se compare. Se pergunte sempre sobre o que funciona para você!

Não tenha medo de buscar por uma transição de carreira (independente da sua idade)

O medo sempre existirá diante das mudanças, é um mecanismo de defesa natural da nossa mente e do nosso corpo, porém ele é superável, diferentemente do arrependimento, que torna a nossa vida “muito mais pesada”.

Se permitir vivenciar desafios, possibilita descobrir talentos e habilidades que muitas vezes não eram conhecidas. A autonomia profissional permitirá que você canalize suas energias para alcançar um propósito maior: ser uma fonte de sucesso e de realização pessoal e profissional.

Cultive hábitos que farão de você uma mulher independente financeiramente

Quando você encontrar o propósito da sua carreira profissional você será capaz de superar todos os seus medos. Reflita e descubra qual será o seu perfil ideal como assistente virtual. Se você não sabe por onde começar, uma dica fácil é colocar no papel o que “não quer mais” na sua carreira. Você também pode identificar suas crenças limitantes, o que permitirá que você descubra novas opções de trabalho e, consequentemente, se tornará a mulher bem-sucedida que sempre sonhou.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo